sábado, julho 22, 2006

Falando em psicopatas..


O caso von Richthofen, teve a sentença decidida na madrugada de hoje. Eu não a conheço, mas ela tem quase a minha idade, e quando sair da cadeia (se sair), ela provavelmente já terá mais de 60 anos. Apesar da consideravel diferença econônica entre nós, ela deve ter tido uma infância parecida com as pessoas da minha faixa etária. Pelo que parece, era uma família normal. Pai, mãe, dois filhos. Mas nem tudo é o que parece. Acredito que ela nunca pode ter sido uma pessoa normal. Será que algum dia ela foi inocente, pura, sem maldade? Eu não gosto de julgar as pessoas, mas um caso assim é realmente difícil de não ser comentado. Matar, é um ato grotesco do meu ponto de vista, e só pode ser justificado se for em defesa própria, ou em defesa de alguém. Matar por ganância...matar por egoísmo...matar os próprios pais. Parece tão surreal, que poderia ser um enredo de filme, daqueles bem inacreditáveis. Mas aconteceu, e ao meu ver 39 anos de cadeia parece um destino doce para alguém que foi capaz de destruir a própria família na flor de sua juventude. Talvez o castigo dela comece de verdade quando ela cair na real, (se é que um dia isso vai acontecer) e perceber que ela vive uma vida que não merece ser vivida, há quase 4 anos. Como disse o Arnaldo Jabor, histórias como essa realmente dão medo.
See you Space Cowboy...

3 comentários:

Leonardo Nakahara disse...

Não sei .. Será mesmo que ela teve uma infância como a nossa? Seria ela uma sociopata? Como a mãe dela, que era psicóloga (ou psiquiatra, não sei) não percebeu isso na filha?

Acho que é aquela coisa de superproteger. Acabamos, quem é pai deve saber disso, por camuflar ou não nos darmos conta dos problemas de nossos filhos.

Eu não tenho filhos ainda, mas acho que depois dessa, vou realmente observar mais eles, quando os tiver.

Lembro-me de uma tirinha, dessas de jornal, da época em que ela cometeu esse crime. A menina chegava para a mãe e pedia dinheiro para a balada. A mãe dava. Depois, ao que a filha saia, ela comentava com o marido:

- Eu hein ... Vai que eu não dou dinheiro a ela e ela vem me matar?

Obviamente essa tirinha é uma alegoria. Mas mostra exatamente como a sociedade se sente. É como um divisor de águas. Crimes desses sempre aconteceram e sempre vão acontecer. Mas o que dá medo é o fato de ser alguém de classe média alta.

Quando acontece com pessoas de camadas sociais mais baixas, nem se comenta. Parece que aconteceu num País distante de nós. Mas agora, o crime está ali, logo ali, debaixo do seu nariz.

Dai resulta a pergunta: Será que estamos criando direito nossos filhos?

Anônimo disse...

Interesting site. Useful information. Bookmarked.
»

Anônimo disse...

Great site loved it alot, will come back and visit again.
»