domingo, fevereiro 11, 2007

Essa semana eu senti medo do futuro

Eu sei que muita gente comentou e já esqueceu. Mas como podem esquecer?
Quando eu soube desse ocorrido absurdo eu achei que fosse mentira. Um amigo de faculdade me contou que tinha visto essa notícia no jornal, e eu não acreditei que fosse verdade. Alguns malditos (um dia nascidos seres humanos) mataram um menino de 6 anos arrastando-o preso do lado de fora de um carro. Eu não acreditei. Mas infelizmente era verdade. Por que nós temos tanta pena de criminosos? Será que uma tragédia dessas aconteceria se não fosse a impunidade imoral em que o nosso sistema legislativo e judiciário vergonhosamente se encontra? A sociedade não tem, vergonha de saber que assassinos, estupradores, traficantes andam por aí em liberdade sabendo que nunca pagarão por seus crimes? Isso não é algo que só aparece na televisão, está ao nosso lado, e nossa inércia é tanta que já estamos nos acostumando com a barbárie em nosso cotidiano. Se eu parar para contar, fora na minha própria família onde eu, meu pai, meu irmão já fomos assaltados a mão armada, e meu meu marido já foi esfaqueado no tórax por um assaltante maldito. Ainda assim, conheço muita gente vítima de violência: O pai de uma garota que eu conheço foi assassinado num assalto, o dono de uma mercearia próxima a minha casa foi morto também num assalto, o pai de um amigo meu foi morto por uma briga de vizinhos, e um outro amigo levou um tiro no braço por uma discussão no trânsito, uma amiga sofreu uma tentativa de estupro a mão armada. Todos esses casos não se passaram no Rio de Janeiro e nem em São Paulo, se passaram aqui, na "pacata" São Luis. nenhum dos responsáveis foi punido. As investigações ou não aconteceram, ou foram inúteis. Todos estão em liberdade.
Um amigo, que nos visitou ontem à tarde com a esposa e os dois filhos pequenos, simplesmente não conseguiu ver a notícia do garoto na TV. Ele disse que quando aparecia ele saía de perto para não ver. Com o filho de 2 anos nos braços ele saiu de perto da TV, talvez pensando em como ele faria para proteger os filhos de um mundo tão maligno.
Eu quero ser mãe, mas assim? Será que é certo idealizar ter uma criança nessas condições? o que a mãe daquele menino passou? Como um dia eu vou poder ter um filho e viver com medo? Morar em centros urbanos ainda vale a pena? Se hoje está assim, como será depois?
Eu temo por filhos que ainda não tenho e por todas as crianças inocentes que eu vejo no meu cotidiano: Pedrinho (10 meses), Marina (2 anos), João Otávio (2 anos), Maria Clara (5 meses), todos filhos de amigos próximos. Espero que essas e outras crianças tenham a chance de ter uma vida normal, que nunca seja abalada pela tragédia da violência, mas pelo que eu vejo isso me parece cada vez mais utópico.


Se eu sou a favor de pena de morte?

Já estamos à mercê da pena de morte, mesmo sem termos cometido nenhum crime...

Se eu pudesse escolher, escolheria execução para os responsáveis...sem pensar duas vezes. Digam o que quiserem os sociólogos e defensores dos direitos humanos. Para mim, esses malditos não são gente.

See you...

Um comentário:

D disse...

nem sei o q dizer, se é que palavras valem algo em momentos assim.
Nao sei mais a quem o Estado realmente protege e pq tudo continua imutável, igual aos anos de impunidade que vao se acumulando...
Nao dá pra acreditar mais em mudanças de um ser que a natureza parece ter criado para o mal.